Axixá: Alunos da Escola Municipal Padre Irton participaram de ação sobre como combater o Aedes aegypti
Alunos da Escola Municipal Padre Irton receberam nesta sexta-feira, 08, uma palestra com os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde. A atividade educativa abordou os cuidados preventivos da dengue, e orientou os estudantes sobre como combater o Aedes aegypti, que transmite a doença. O evento ocorreu em parceria com a SEMED, a Secretária de Saúde e a Prefeitura Municipal.
Publicidade
Além de aprender sobre o ciclo de vida do Aedes aegypti, os alunos receberam informações que auxiliam no combate da proliferação do mosquito. Objetos e locais dos imóveis que acumulam água são possíveis criadouros, e por isso a recomendação é eliminá-los, ou manter esses pontos limpos ou protegidos, como calhas, caixas d’água, ralos, entre outros.
A agente de endemias, Naiara Teodoro, informa que a conscientização com base na educação, tendo como público as crianças com idade escolar, traz a esperança que possam exigir junto à sua família, melhores cuidados com relação ao controle dos focos do mosquito transmissor.
Uma das principais orientações relacionadas à dengue, e outras endemias, é em relação ao descarte do lixo. Vários animais, como o Aedes, aproveitam para se proliferar em meio aos materiais despejados indevidamente. Por isso, essa informação também será reforçada, para que os alunos contribuam na luta contra a dengue, mantendo suas casas e bairro sem acúmulo de lixo. Para a estudante Maysa Couto, do 9° ano, a mobilização na escola a ajudou a entender a importância dos cuidados com a água parada.
De acordo com a diretora da unidade escolar, Maria Dinaide, o objetivo da palestra foi orientar as crianças para que elas possam se tornar agentes multiplicadores de conhecimento em casa e também protagonistas nas ações de conscientização. “O dia “D” de combate à prevenção contra a dengue busca também alertar sobre os principais sintomas e o perigo do uso de medicamentos sem orientação médica”, disse.
Após se concentrarem em frente ao prédio onde funciona a escola, os estudantes saíram em marcha carregando cartazes e entregando panfletos apresentando dicas de como se prevenir.
(ASSESSORIA)
Publicar comentário