AUGUSTINÓPOLIS: Acadêmico de Medicina da Unitins é selecionado para estágio na USP
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Augustinópolis envia seu primeiro acadêmico de Medicina para estágio na Universidade de São Paulo – USP Ribeirão Preto neste semestre. Carlos Daniel Dutra Lopes, do 6º período, foi selecionado para estágio curricular em neurocirurgia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. As atividades serão realizadas em novembro de 2024.
O intercâmbio estudantil foi viabilizado por meio de um convênio firmado entre a Unitins e a USP e, posteriormente, inscrição e seleção em edital próprio da Universidade de São Paulo. A partir da parceria, todos os alunos de Medicina terão a oportunidade de acessar o mesmo tipo de estágio, desde que estejam dentro dos critérios estabelecidos pela concedente.
O acadêmico Carlos Daniel Dutra Lopes comemorou a aprovação e compartilhou a ansiedade para o início das atividades. “Acompanharei médicos renomados da USP no Departamento de Cirurgia e Anatomia em Neurocirurgia, poderei acompanhar neurocirurgiões, conhecer o campus da USP Ribeirão Preto, atuar nos ambulatórios, entre outras atividades. Estou feliz e ansioso para viver essa experiência”, destacou.
Para o coordenador de Medicina/Câmpus Augustinópolis, Arthur Barros, a seleção de Carlos Daniel é motivo de muito orgulho. “Estamos extremamente orgulhosos com essa conquista, pois ele terá a oportunidade de realizar um estágio em uma das instituições mais renomadas do país. Isso não é apenas uma grande vitória individual, mas também um reflexo da qualidade do curso de Medicina da Unitins. Esse tipo de experiência é fundamental para ampliar o horizonte acadêmico, proporcionar contato com novas práticas e tecnologias, e reforçar a formação humanística e técnica que valorizamos tanto aqui“, assinalou.
Felicidade também para a diretora do Câmpus Augustinópolis, Gisele Padilha. “Esse aprendizado será um valioso legado, pois suas experiências enriquecerão nosso ambiente acadêmico e beneficiarão todos os estudantes e professores. Estamos certos de que essa vivência contribuirá para a formação de profissionais mais preparados e conscientes de suas responsabilidades sociais”.
Para o reitor da Unitins, Augusto Rezende, “essas conexões com outras instituições possibilitam ao nosso aluno conhecer nossos espaços, executar a prática, trocar informações, conhecer um mundo formativo diferente e complementar do que a Unitins oferece. Ter esse aluno aceito no estágio, ter essas portas abertas na USP, que é uma instituição de referência não só no Brasil, mas no mundo, muito nos alegra”, concluiu o gestor.
Publicar comentário