ARAGUATINS: Acadêmicos de Pedagogia participam de roda de conversa com conselheiros tutelares
Acadêmicos do 7º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Araguatins participaram na sexta-feira, 1º, de uma roda de conversa com os conselheiros tutelares de Araguatins para discutir a atuação desses conselhos na proteção de crianças e adolescentes. A atividade, realizada na disciplina de “Ética e Direitos Humanos” e ministrada pela professora mestra Henna Gilsa, teve como tema “A violação dos direitos das crianças e adolescentes“.
Os conselheiros Kelmy Paz e Dayane Araújo compartilharam suas experiências e atividades desempenhadas na profissão, destacando a importância de ampliar o debate na sociedade. Os alunos participaram fazendo perguntas e comentando relatos sobre situações cotidianas.
Karen Elayne, uma das acadêmicas, contou que foi um momento importante para sua formação como pedagoga, oferecendo um espaço de reflexão e debate sobre questões éticas e legais relacionadas aos direitos da criança e do adolescente. Ela ressaltou a oportunidade de aprender sobre a proteção e garantia desses direitos, além de obter insights sobre como colaborar com os conselheiros tutelares para promover um ambiente escolar mais seguro e inclusivo. “Essa troca de experiências e conhecimentos contribuiu significativamente para a nossa formação e preparação enquanto futuros pedagogos e também nos deu a oportunidade de ampliar o nosso conhecimento, fortalecer nossa consciência e compreender a relevância da atuação ética na prática pedagógica“, disse.
Kelmy Paz, conselheiro tutelar de Araguatins e pedagogo formado pela Unitins, agradeceu o convite e enfatizou a importância da colaboração entre a Universidade e o Conselho Tutelar para informar futuros profissionais sobre seus papéis na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. “A Unitins tem contribuído com o Conselho Tutelar para passar essas informações para os futuros profissionais que vão trabalhar com as crianças e adolescentes. Essas informações vão fazer com que eles tenham um olhar diferenciado para as crianças, observando o comportamento e suas mudanças. Essa parceria com as instituições é uma forma também de levar conhecimento para a população em geral, as informações apresentadas contribuem para que a sociedade saiba o seu papel na garantia do direito da criança“.
Ele também destacou como a graduação em Pedagogia fez diferença em seu trabalho, mudando a metodologia do conselho e levando informações à sociedade de forma mais ativa e humanizada. “A Pedagogia mudou a metodologia de trabalho do conselho. Foi quando eu comecei a entender que nós estávamos sendo um conselho passivo, e fez com que eu percebesse a necessidade de que nós levassemos informações para a sociedade. Nós começamos a tornar-se um conselho ativo e ter um olhar mais humanizado”.
Durante a roda de conversa, a professora mestra Henna Gilsa enfatizou a importância do conhecimento na transformação da realidade das crianças e adolescentes. “O nosso papel como professores é contribuir para que a criança e o adolescente não sofram violações de direitos, a partir do momento que a gente tem um mínimo de conhecimento pode mudar a realidade“, destacou.
“O debate proporcionado pelos conselheiros tutelares é de extrema importância para os nossos acadêmicos de Pedagogia. Enriquece o conteúdo curricular e promove uma reflexão crítica sobre o papel do pedagogo na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. É fundamental que esse tipo de diálogo seja incentivado em sala de aula, pois prepara nossos futuros pedagogos para os desafios que encontrarão no campo profissional, fortalecendo assim sua capacidade de atuação e seu compromisso com a transformação social”, afirmou a coordenadora do curso de Pedagogia, Miliana Sampaio.
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